101691 entrevistas criadas 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Entrevista a:

Eduardo P.L. [cimitan] 


ARTE
O que você faz? Como você se define?
Sou artista plástico, e trabalho há 50 anos. Pinto e faço esculturas.Tenho um blog só de caricaturas, que faço dos amigos.E tem sido a melhor maneira de arrumar inimigos.
Qual é sua mensagem?
Minha mensagem para os jovens é que façam o que mais gostarem, independente de ser uma carreira da moda, ou muito rentavel. Arte não é rentável na maioria dos casos, mas da muito prazer! Trabalhar sem prazer, não há dinheiro que pague!
Sua biografia em quatro linhas
Com 66 anos agora em 15 de Novembro, não é fácil resumir em quatro linhas. Mas desenhar e pintar sempre foram o que mais gostei na vida, Nem sempre pude fazer só isso. Mas tudo que fiz, foi para poder me manter pintado e esculpindo. Hoje só faço isso. Sou casado e tenho dois filhos e quatro netos! Escrevi um livro, e plantei muitas árvores. Passou uma palavra das quatro linhas!
Você publica seu trabalho na rede? Onde podemos vê-lo?
Sou um blogger viciado por conta de ter criado um blog especialmente para postar e mostrar meus trabalhos. Poderão ve-los AQUI: http://cimitan.blogspot.com/ http://map-piacaba.blogspot.com/ http://gpiacaba.blogspot.com/ http://legomenos.blogspot.com/ e nos sidebar desses blogs, há listas dos meus outros espaços. Visitem!
Como nasce uma idéia? O que é para você a inspiração?
As ideias só nascem para quem as procura! Não brotam do nada! E às procuras bem sucedidas se dá o nome de inspiração!
Que papel tem a tecnologia em seu processo criativo?
Muito pequeno. Ainda sou do tempo do papel e do carvão! Uma boa tela e tintas a óleo são insubstituiveis! Mas a arte digital, e brinco com ela, veio para ficar!
O que é arte?
Boa pergunta. E para essa pergunta tenho uma resposta pronta: "toda a produção de um artista"! Se é boa ou não, é outra história. Mas TUDO que um artista produz é arte! Goostem ou não. É como o padeiro: que faz pão. Como o cozinheiro: que faz refeições. O artista: faz arte!
Em que circunstancias você tem as melhores idéias?
Quando acordo, de madrugada! Ou caminhando só, pela praia, onde moro.
Como você corrobora se uma idéia é boa?
As idéias, em geral nascem prontas! Muita corroboração só servem para prejudica-las! O racional atrapalha, sempre a primeira emoção.
Três idéias criativas que você gostaria que tivessem sido suas.
Só três? São tantas. Gostaria de ter criado a máquina fotográfica. Depois de ter feito a primeira colagem. E usado as imagens fotográficas, e as colagens para me expressar! Fiz tudo isso, mas não fui o primeiro.
Quando e como você começou a ver você mesmo como artista?
Desde muito pequeno. Os outros diziam que esse menino leva jeito. Desenhava e vivia criando coisas e situações criativas! Aí resolvi que quando me aposentasse, um dia, iria morrer pintando num atelier frente para o mar! Só falta morrer, o resto consegui.
Por que tantos artistas e criadores têm personalidades voláteis?
São caracteristicas do criador! Mas não generalizemos!
Você se considera pós moderno?
Não tenho a menor ideia de em que categoria me insiro. Isso quem deve saber são os críticos, que não existem mais, pois foram substituidos pelos curadores! Eles, então, é quem devem responder.
Como uma obra artística deve ser avaliada?
A avaliação de uma obra de arte depende de quem a observa. A cultura, informação, conhecimento, e sensibilidade de quem olha, é que dará o valor à obra. Um simples pneu velho pode não ser uma "obra" valiosa, mas se quem a vê, sabe que foi criada por um grande artista, seu valor muda completamente. Deixa de ser um simples pneu, e passa a ser um objeto artistico valioso, dependendo do valor de seu autor. Logo, o valor da obra esta relacionado ao conceito do artista! E quem observa deve ter essas infoirmações!
O artista deve se reinventar a cada dia?
Tanto quanto possível.
Que artistas você admira e de que maneira têm influência em sua obra?
Poderia responder a esta pergunta com centenas de nomes! Mas vou escolher um só: Marcel Duchamp. Foi através do artista plástico Wesley Duke Lee, que conheci a obra de Duchamp. E daí não parei mais de ser infuenciado.
Qual é sua opinião sobre os subsídios públicos para a arte?
Em todos os tempos as artes viveram à base de subsídios. Os mecenas do passado, a Igreja, e os Reis nada faziam a não ser subsidiar as artes. só que naquele tempo tinha outro nome e conotação.
A arte autêntica é a arte necessária?
A arte necessária é a que o artista faz. Se for autêntica, melhor!
Você sofre ao se desprender de uma peça que tenha vendido?
Sofro por não ter vendido!
Ao comprar a obra, estamos mais que nada comprando o artista?
Sem nenhuma sombra de dúvida! A obra é parte do artista.
Para a arte não há guia. Como você sabe qual é a próxima coisa a fazer?
Só fazendo se sabe quais são os próximos passos! E se sabe que chegamos ao final, sem nenhum outro aviso ou guia! O artista sabe quando tem que seguir enfrente, e quando terminou a obra!
O que você acha de que grande parte das obras de arte contemporânea que os museus exibem seja de artistas que já faleceram?
Já foi mais isso. Hoje tem muita obra de artista vivo e contemporâneo. É normal que cheguem aos museus obras consolidadas!
Que papeis jogam em sua trajetória as figuras de marchante, representante, galerista, e intermediários em geral?
Nunca tive nenhum desses no meu caminho. infelizmente. estou atpé hoje a procura de um.
Que tipo de encomendas você costuma receber?
Por princípio não recebo encomendas! Só retratos fiz por solicitação.
Qual de seus trabalhos é o que você mais gosta?
Gosto de umas duas ou três pinturas, e algumas esculturas recentes. Mas se tivesse que escolher só uma, seria uma tela de 50x50, acrílica, retrato da minha mãe, da decada de 60.
Você coleciona algum objeto?
MUITOSSSSSS. Esse é meu pecado. Já não tenho mais onde guardar!
Que portais online de arte você freqüenta?
Frequento muitos blogs de artistas. http://www.dudimaiarosa.blogspot.com/ http://www.stickel.com.br/atc/ http://www100cabecas.blogspot.com/ só para ficar com três.
O que você aconselharia aos iniciantes?
Que conheçam as obras dos seus antecessores e criem, diferente e melhor. Dêem um passo à frente. Não se importem com modismo. Façam o que gosta. E bem feito.
 

2632 visitas

Whohub
[cimitan]
Eduardo P.L.
Imbituba, Santa Catarina, Brasil


[cimitan] Eduardo P.L.
Faça-me uma pergunta, comentário ou peça-me opinião sobre algo:

 
 




© Eduardo P.L.
Endereço web desta entrevista:http://www.whohub.com/cimitan

CONVIDA OS AMIGOS    Sobre Whohub  Normas de uso  FAQ  Sitemap  Buscar  Quem está online  EMPREGOS