100664 entrevistas criadas 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Entrevista a:

Anderson Nunes [estilofacil] 


PROGRAMAÇÃO
Como você começou a programar, e a que idade?
Comecei programar em Javascript com 14 anos, me interessei pela linguagem e também vi a necessidade de aprender javascript pra poder incrementar novas funcionalidades nos sites que fazia na época. Até criei um script que foi aceito para downloads num site de downloads de codigos.
Que linguagens você usa, e entornos de desenvolvimento?
Trabalho com várias linguagens, desde pascal, java, C, mas profissionalmente trabalho com SQL, php, javascript, actionscript (flash), C, etc..
Que configuração de máquina e sistema operacional você usa?
Minha máquina não tem nada de especial, é um notebook com 2 giga de RAM, um processador Celeron M de 2.26Ghz, e trabalho com sistema operacional Windows, mas também utilizo o linux, distribuição Ubuntu pra compilar C.
Alguns trabalhos seus que possamos ver na rede?
Sim, vários, a começar pelo meu blog que tem como base a core do wordpress, porém com bastante modificações pra se adaptar às minhas necessidades: www.estilofacil.com Tem também: www.digipressonline.com.br www.nossosistema.com Porém tem varios outros que estive incluso no time de desenvolvimento, mas não levam minha autoria, mas sim da empresa a qual trabalho atualmente.
O que te motiva a empreender um novo projeto?
Viabilidade. Se o projeto tem chances de se tornar importante e se ele for útil, então vale a pena investir tempo.
Que parte do desenvolvimento é mais gratificante?
Com certeza a implementação de todas as partes desenvolvidas separadamente, por exemplo: Crio 5 classes e testo elas individualmente, mas quando vou incrementá-las no sistema começam dar erro, nesse ponto quando, após corrigir os erros e vê-las funcionando, realmente é muito gratificante
De fora parece um trabalho muito racional, mas a criatividade é necessária também para programar?
Com certeza, tanto que em dias que problemas pessoais estão me afetando, não consigo trabalhar muito bem. É necessário que o programador pense na melhor forma de utilizar seu programa e incrementá-lo em outros sistemas depois, e isso faz você pensar em diversas possiblidades, aumentando assim a necessidade da criatividade.
Que condições você precisa para se concentrar para programar?
Sou versátil, preciso apenas de um copo de refrigerante e bastante silêncio.
Você sentiu alguma vez a síndrome de estar em uma bolha depois de um longo período de trabalho?
hehehehe, sinto isso o tempo todo. Fiquei sabendo esses dias do acidente com aquele airbus. Mas o trabalho não é o único culpado por isso, os trabalhos da faculdade também...
Quando você revisa seu código de tempo atrás, qual é a principal diferença que sente com respeito ao código que você escreve atualmente?
Modularidade e utilização de design patterns. Antigamente eu não tinha a menor noção de modularidade e o quanto isso me faria falta. Hoje em dia é uma forma indispensável de programar.
Você continua comprando livros de programação, ou já aprendeu tudo online?
Dificilmente compro livro relacionado à programação. Prefiro estudar online, mas tem coisas que é só no livro mesmo, nesses casos recorro à biblioteca da faculdade.
Você acredita que seja necessário ensinar programação na educação básica?
De forma alguma, se o mercado já ta prostituido com "programadores" trabalhando por 50 reais, imagina como ficaria ensinando programação na educação básica. Programação é importante, mas existem pré-requisitos essenciais, um deles seria a lógica de programação.
Qual foi sua experiência fazendo o marketing de seus programas?
Antigamente não foi muito boa, mas tenho obtido maior êxito ultimamente, pois investi bastante em publicidade e marketing, e tenho garantido boas visitas e uma boa divulgação do meu trabalho, ou de pelo menos parte dele, já que a maioria é particular.
O que você aprendeu dos usuários?
Muita coisa, principalmente a forma mais amigável de se apresentar o programa.
Qual seria sua solução para a pirataria?
Open source. Programas proprietários sempre serão pirateados, infelizmente. Como sempre digo, o futuro é open-source. Além do programa ser avaliado por milhares de desenvolvedores, o que garante excelente funcionalidade e maior segurança, projetos open source também dão lucro, basta aplicar uma boa campanha de marketing em cima do produto.
Você se considera muito rigoroso em sua organização do código que escreve e em comentá-lo?
Com certeza, eu me conheço bem, e sei que daqui 30 minutos posso ter esquecido completamente a arquitetura de algum programa. Por isso documento muito bem meus projetos.
Como você calcula o orçamento para um projeto de software?
Alguns fatores indispensáveis: - Tempo de desenvolvimento - Complexidade do projeto - Minha disponibilidade (quanto menor, maior o custo) - Tamanho do cliente (quanto maior, maior o custo, porém maior qualidade)
Quais são seus jogos favoritos e em que plataforma você joga?
Com certeza ragnarok, esse jogo é um perigo, se começo jogar não paro, e acabo gastando muito tempo. Jogos bons, infelizmente ainda só existem para plataforma linux
Com que freqüência você limpa a sujeira que se acumula em seu teclado?
Todos os dias antes do trabalho limpo meu notebook. Ele amanhece meio sujo.
Como você se sente quando amigos ou familiares pedem ajuda para resolver problemas com seus computadores?
Não gosto muito, mas faço de bom grado, o problema é quando começam abusar. Certa vez minha vizinha começou me chamar diariamente pra configurar a internet dela que o filho dela desconfigurava, são coisas assim que me fazem ficar impaciente.
Qual é sua opinião sobre os Macs como computador para desenvolvimento?
Não é o computador que faz o programa ficar bom ou ruim. Sou a favor dos macs, são realmente lindos, mas não com o único propósito de desenvolvimento.
Como você protege seu computador de infecções?
Não protejo. Utilizo apenas o necessário para trabalhar e estudar, dessa forma não preciso de anti-vírus. Quando vou testar algum programa desconhecido, utilizo máquina virtual, ela sim pode pegar tantos vírus quiser que não ligo.
Desperta interesse em seu ambiente social quando você diz que é programador de software?
Sim e muito, mas evito dizer isso, apenas digo quando me perguntam. Sou assim porque não gosto muito daquelas pessoas que utilizam o termo programador como sinônimo de "super herói", então tento ser o menos parecido possível com esse tipo de pessoa.
Você trabalha sozinho ou em equipe? De que você mais gosta?
Trabalho em equipe. Gosto muito de trabalhar em equipe, apesar que é um pouco complexo quando envolve-se o fator humano no projeto.
Você é um dos primeiros em atualizar seu software quando é estreado, ou você costuma esperar que apareçam versões mais estáveis?
depende do software, se for um que utilizo muito, estou sempre atualizando.
Qual é a principal razão pela qual as datas de entrega dos projetos não são cumpridas?
Problemas pessoais
Quantos descansos você costuma fazer por dia?
Poucos, em média de 2 ou 3. Quando estou envolvido num projeto fico horas e horas trabalhando sem perceber.
Qual seria seu trabalho ou projeto com que você sonha neste momento?
Um projeto que estamos desenvolvendo na faculdade. Espero terminar meu curso com ele completo, é um tanto complexo, talvez o maior projeto que já fiz, mas tenho muitas expectativas em relação à ele.
Qual é seu próximo projeto?
Tenho um projeto com base no open-source Joomla, para criar assim que terminar o site que me foi passado em meu serviço.
Que paginas ou fóruns de programadores você freqüenta?
mxstudio.com Frequento também alguns fóruns do orkut, são os melhores, pois as dúvidas são respondidas rapidamente.
Que conselho você daria a alguém que quer ser programador?
Estude muito, ser programador não é apenas ficar pedindo código pronto pra quem sabe, ou ficar perguntando por tudo. Pergunte apenas o essencial e somente depois de tentar sozinho por inúmeras vezes e não conseguir. Pense que grandes programadores não se tornaram o que são pedindo ajuda, mas sim passando muitas noites sem dormir na frente de livros estudando muito.
 

895 visitas

Whohub
[estilofacil]
Anderson Nunes
Uberaba-Brazil


[estilofacil] Anderson Nunes
Faça-me uma pergunta, comentário ou peça-me opinião sobre algo:

 
 




© Anderson Nunes
Endereço web desta entrevista:http://www.whohub.com/estilofacil

CONVIDA OS AMIGOS    Sobre Whohub  Normas de uso  FAQ  Sitemap  Buscar  Quem está online  EMPREGOS