101691 entrevistas criadas 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Entrevista a:

Elias Alves - autor do Redafácil. [temp86405] 


BLOGGER
Qual é o endereço de seu blog? De que assuntos você trata?
O tema é redação. Mais especificamente, conselhos para pessoas interessadas em melhorar seus níveis de redação. O endereço é https://redafacil.blogspot.com.br
O que fez você criar seu blog? Em que data você o iniciou?
Há no Brasil um enorme número de pessoas que necessitam melhorar seus níveis de redação, e não são apenas estudantes: profissionais de todas as áreas também. Com o tempo descobri que o mesmo problema ocorre em muitos países. Isto me levou a criar o blog em 9 de fevereiro de 2010.
Que sistema de blog você adotou e por quê?
Criei o blog adotando um sistema pelo qual os interessados têm acesso a "dicas" para redação que geralmente não são ensinadas nas escolas, acrescentando algumas informações gramaticais. Isto facilita ao leitor criar suas próprias técnicas redacionais e, ao mesmo tempo, conhecer as técnicas padronizadas para redações como memorandos, ofícios, requerimentos, etc.
Quantas visitas você recebe por dia? Que classe de comentários você recebe dos visitantes?
O Redafácil recebeu cerca de 780 visitas por dia nos últimos sete dias. Segundo sites de estatísticas, este é um número expressivo se considerarmos que é um blog com um tema específico: dicas para redação. Nos espaços para comentários são feitos elogios, perguntas sobre redação, pedidos de explicações, sugestões, etc.
O que seu blog lhe forneceu?
O conhecimento de que a carência dessas pessoas quanto à aprendizagem de redação é muito maior do que eu imaginava. Entretanto fico feliz cada vez que elas mesmas manifestam agradecimentos dizendo que o blog as tem ajudado muito. São muitos os comentários com esses agradecimentos.
Você criou relações com outros bloggers ou com alguns de seus leitores?
Sim. No meu blog há links para outros blogs e sites. Em muitos outros blogs e sites eu encontro referências elogiosas ao Redafácil com recomendações. Minhas relações com os leitores ocorrem principalmente de forma didática: frequentemente eles solicitam orientações e explicações, as quais são atendidas dentro de poucos diad. Talvez este seja um dos motivos pelos quais os próprios leitores o recomendam a outros.
Com que freqüência você escreve nele? Representa um esforço escrever com regularidade?
Quase diariamente. Há artigos cujos assuntos são solicitados por leitores. Nestes casos, publico-os o mais imediatamente possível.
O blog lhe traz alguma renda? É possível viver disso, de escrever no blog?
Sim, por meio de uma parceria com o AdSense. Às vezes os pagamentos demoram muito para serem efetuados.
Como você promove seu blog?
Entre os que fazem solicitações, a maioria é constituída por estudantes. Tenho também informações de que nos Estados Unidos a maioria dos leitores acessa o Redafácil faz isto em seus locais de trabalho. O número de pessoas que fazem isto no Brasil também é grande, o que me faz crer em três possibilidades: são funcionários querendo melhorar sua comunicabilidade interna e/ou externamente, estudantes estagiários talvez aproveitando momentos de folga para ler o blog e/ou as duas coisas ao mesmo tempo.
Como você definiria seus leitores? Você tem uma audiência fiel?
Peço desculpas por ter confundido a pergunta anterior com esta. Por isto eu respondi a esta na anterior, a qual respondo agora. Divulgo meu blog por meio de links de cada artigo. Exponho esses links em meus perfis no Facebook, no Twitter, em dois perfis (Elias Alves e Língua Portuguesa sem Complicações) no Google Mais e no perfil Elias Alves no LinkedIn. Vez por outra descubro que outras pessoas também o divulgam em seus websites, nos de outras pessoas, no Yahoo Respostas, etc.
Há outros blogs que você segue diariamente ou com freqüência?
Não com muita frequência. O meu próprio blog exige muito que eu me dedique a ele para atender aos leitores da melhor maneira possível. Isto requer pesquisas às vezes.
Você recebeu alguma vez presentes por opinar em seu blog sobre produtos ou serviços? O que você opina dos bloggers que o fazem?
Não. Quando opino sobre outros blogs, digo com o que eu concordo ou discordo e por que concordo ou discordo. Às vezes dou sugestões. Quando me parece mais conveniente, faço isto por meio de mensagem particular.
Como você vê seu blog evoluindo no futuro?
Quanto mais a tecnologia avança, naiores são nossas necessidades de aprimorarmos nossos níveis de comunicabilidade. Essa necessidade se torna ainda mais evimais evidente devido ao avanço da globalização mundial. Isto evidencia a necessidade do constante aprimoramento na comunicação através da escrita. Portanto a redação é algo que se torna cada vez mais importante nas vidas das pessoas. O constante surgimento de novas palavras, as necessárias modificações nas palavras já existentes são fatores que perenizam a necessidade de preservação das atividades redacionais, porém com constantes atualizações. Acredito ser esta a principal razão do sucesso do Redafácil, que tem sido recomendado por estudantes, professores, instituições de ensino, websites, etc.
Que conselhos você daria a alguém que quer iniciar um blog?
Escolha um tema que seja, ao mesmo tempo, importante, de grande interesse e necessário à maioria das pessoas. Nos artigos, quando necessário,cite as fontes de informação e publique links para que o leitor as confirme. Lembre-se: qualquer que seja o tema do seu blog, ele não será o único dedicado a esse tema na Internet. Portanto, antes de publicar qualquer artigo, pesquise muito em fontes confiáveis. Se você não é médico, não indique alimentos que você considere mais adequados, medicamentos, chás, dietas ou qualquer outra coisa relacionada à saúde das pessoas. Se fizer isto, faça-o somente com base em informações dadas por um médico, revele na postagem o nome completo do médico, sua especialidade e como os leitores podem ter acesso a outros dados sobre ele. Os mesmos conselhos também valem para outros temas mais profissionais: se falar sobre leis, por exemplo, cite advogados especializados.
 

235 visitas

Whohub
[temp86405]
Elias Alves - autor do Redafácil.
Cariacica - ES, Brasil


[temp86405] Elias Alves - autor do Redafácil.
Faça-me uma pergunta, comentário ou peça-me opinião sobre algo:

 
 




CONVIDA OS AMIGOS    Sobre Whohub  Normas de uso  FAQ  Sitemap  Buscar  Quem está online  EMPREGOS